4 bancos de imagens gratuitos – Pexels, Pixabay, Freepik e Unsplash

/, plataformas/4 bancos de imagens gratuitos – Pexels, Pixabay, Freepik e Unsplash

Uma imagem vale mais do que mil palavras. E são as imagens que mandam nas postagens das redes sociais e blogs. Você já tentou publicar algo no Instagram de uma imagem?

Então você precisa ter uma boa fonte de imagens para usar sem se preocupar com os direitos autorais.

Pra isso existem vários bancos de imagens grátis na internet.

Mulher surpresa

Neste post vamos falar sobre 4 dos maiores e melhores banco de imagens: Pexels, Pixabay, Freepik e Unsplash.

E não se trata de comparação, mas de descrição.

Antes de falar sobre cada um deles, vale uma informação. Basicamente todos os bancos de imagens gratuitas da internet pedem, ao menos, uma citação do autor da foto e de onde você as encontrou. É o mínimo que podemos fazer.

Todas as imagens deste post foram retiradas dos respectivos bancos de imagens e estão devidamente creditados na descrição da imagem.

Outra informação que vale para todos estes bancos de imagens. Eles são estrangeiros, mas tem uma parte em português. E mesmo eles tendo tradutores nos seus sistemas, quando for procurar uma imagem, procure por termos em português e em inglês. Você pode obter resultados diferentes.

1 – Pexels

Montanhas azuis

Banco de imagens de fotos e vídeos. No Pexels você pode usar tranquilamente sem precisar fazer um cadastro.

O resultado da busca não separa por páginas. O que pode dar uma sensação de que  as fotos não acabam nunca.

Você pode baixar em tamanho original, tamanho grande (1920×2880), médio (1280×1920), pequeno (640×960) ou personalizado.

Não há nenhuma informação no suporte da plataforma sobre limite de fotos para baixar. E eu testei. Baixei mais de 15 fotos gratuitas e não recebi nenhum alerta.

E nem precisei fazer cadastro. Mas se quiser, você pode favoritar fotos, criar um catálogo, curtir autores. O cadastro é gratuito.

2 – Pixabay

Mulher olhando paisagem na praia

Banco de fotos, ilustrações, vetores e vídeos.

No resultado de busca você pode filtrar por orientação (vertical ou horizontal), categorias (entre alimentos e viagens), tamanho (você define), e cor (preto e branco, fundo transparente ou colorido)

Também permite baixar imagens em vários tamanhos: original, tamanho grande, médio ou pequeno. As proporções são variadas, conforme a imagem.

Quando for um desenho, você pode baixar em .PNG (em vários tamanhos), com fundo transparente; em .SVG, formato desenho vetorial; ou até .AI.

Ao baixar vídeos, também há escolha de tamanhos: original (até 4k), grande, médio ou pequeno, em MP4. As proporções são variadas, conforme o vídeo.

O registro no site não é obrigatório. Mas para quem não tem, pra cada imagem baixada, é necessário habilitar a caixinha de reCAPTCHA.

Aqui também não há nenhuma informação sobre limite de fotos para baixar. E eu testei de novo. Baixei mais de 15 fotos gratuitas e não recebi nenhum alerta.

Também não é necessário o cadastro, mas fazendo, você pode curtir e favoritar imagens, seguir o autor, e enviando 10 imagens para a plataforma, você não verá mais propagandas que aparecem no site.

3 – Freepik

Chocolate na caneca

Banco de imagens, vetores, PSD e ícones.

Você pode filtrar pra que apareça no resultado de busca apenas as imagens gratuitas; por pessoas aparecendo na imagem ou não; predominância de cores na imagem (excelente pra criar contraste nas suas campanhas); orientação vertical, horizontal, quadrado ou panorama.

Ao baixar uma imagem, você baixa um arquivo compactado, com a imagem, o arquivo .AI (Illustrator), .eps (também abre com o Illustrator), e arquivos de texto com informações sobre a fonte usada na imagem (quando houver), informações para licença gratuita ou premium.

Com tudo isso, você só não vai citar a fonte se não quiser. Até porque, existem vários alertas no site enquanto você baixa a imagem.

No Freepik você pode salvar imagens no Pinterest, curtir, compartilhar e até deixar comentários, somente se fizer o cadastro, gratuito.

Com o cadastro, você pode baixar até 10 imagens por dia. Sem, apenas 3. Mesmo com o cadastro premium (pago) há um limite de 100 downloads de imagens por dia.

4 – Unsplash

Paisagem de montanha com lagoa

Banco de imagens, somente.

No resultado de busca você pode filtrar por orientação (horizontal, vertical ou quadrado), cor (preto e branco, transparente ou preferência por alguma cor).

Cada imagem tem opções de tamanho para baixar: original, large, medium ou small. As dimensões dependem de cada imagem.

Também não identifiquei limite de fotos para fazer download por dia. Baixei mais de 15 também sem nenhuma notificação.

Também dá de curtir e colocar as fotos em uma coleção própria. Mas precisa fazer o cadastro.

Conclusão

Como dito no começo deste post, não é um post comparativo, mas sim descritivo. Então a conclusão é: use e abuse de todos com sabedoria, citando a autoria das imagens.

By | 2020-07-07T23:32:33-03:00 julho 7th, 2020|

2 Comments

  1. Jana Inocencio 8 de julho de 2020 at 09:56 - Reply

    Muito bom, uso o Freepik e vou acessar os outros, gratidão por compartilhar.

    • arturdebem 9 de julho de 2020 at 09:20 - Reply

      De nada, Jana! Que bom que pudemos ajudar. =)

Leave A Comment

×