6 métricas bacanas para se acompanhar

//6 métricas bacanas para se acompanhar

Métrica é um item do Marketing Digital extremamente importante e pouco considerado.

É uma das principais diferenças, vantagens, entre o Marketing Digital e o Marketing Offline. No digital é possível mensurar os resultados de uma forma muito mais rápida e precisa. Tão rápida, que é possível obter resultados em questão de segundos.

E existem centenas de índices diferentes para se medir. Tudo de acordo com o objetivo da sua campanha.

Neste post, vamos falar de algumas das mais usadas, geralmente.

1 – Curtidores / seguidores

Métrica Seguidores ou curtidores

Esta é a primeira métrica que os administradores querem saber, e a que menos importa no fim das contas. É a chamada métrica de vaidade.

É um dado que só serve para inflar o ego do diretor da empresa e causar “boa impressão” para outros usuários. “Nossa, essa conta tem 10.000 seguidores!”

Algumas pessoas chegam até a comprar curtidores/seguidores. O que só piora a análise de outras métricas.

Isso porque o Instagram ou Facebook só distribuem o conteúdo para cerca de 5% dos seus curtidores. Se você compra curtidores, parte desse conteúdo vai ser distribuído para pessoas que nem sequer sabem quem é você ou sua marca, e não vão curtir, nem comentar, muito menos compartilhar seu conteúdo.

Você vai incomodar pessoas com conteúdo que elas não querem ver, enquanto poderia estar aproveitando esses 5% para seus seguidores de verdade.

E na hora de verificar como está seu engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos), verá que está baixíssimo. Lógico. Parte das pessoas nem sequer sabe que você existe.

2 – Engajamento

Métrica Engajamento

O que nos leva ao segundo índice: Engajamento.

Ele é uma soma de curtidas, comentários e compartilhamentos. É o quanto as pessoas se engajam com seu conteúdo.

Este é um índice que deve ser considerado.

3 – CTR (Taxa de Cliques)

Métrica Taxa de cliques

CTR é a sigla de Click Through Rate, traduzindo para Taxa de Cliques.

Esta é outra métrica interessante de se saber. É a relação de Impressões (quantas vezes sua imagem apareceu pras pessoas) por Cliques.

O Google reconhece um bom CTR nas campanhas do Google Ads com taxas acima de 8%.

Dica De Bem

Não tem dinheiro para criar campanhas no Google ou Face mas quer fazer um cálculo de CTR, use o Bitly.

Faça um link encurtado lá e publique no seu Instagram. Veja quantas impressões a postagem teve. Depois veja quantos cliques este link teve lá no Bitly.

Faça um link no Bitly pro mesmo destino pra cada rede social e depois veja qual teve o melhor CTR.

4 – Impressões

Métrica Impressões

Já que falamos bastante em Impressões, vamos explicá-la.

Ela é a quantidade de vezes que o post ou anúncio apareceu. O mesmo conteúdo pode aparecer mais de 1 vez para 1 pessoa. Para cada vez que aparece, é contado 1 impressão.

Geralmente esse número é maior do que a métrica a seguir: Alcance

5 – Alcance

Métrica Alcance

Aqui sim, é a quantidade de pessoas que foram atingidas com a sua publicação. Simples assim.

E, claro, todas viram o seu conteúdo. Pelo menos 1 vez.

6 – Taxa de rejeição

Métrica Taxa de rejeição

Esse índice mostra o quanto as pessoas acessaram seu site, não clicaram em mais nenhum link e saíram.

Quanto maior essa taxa, pior é o significado.

Pra evitar isso, crie conteúdos relevantes e links internos. Isso fará com que as pessoas fiquem mais tempo no seu site.

Conclusão

Como dito antes, existem centenas de índices diferentes para se medir. Para cada objetivo, métricas diferentes para se analisar.

Seja qual for o índice que você for medir, meça! É um passo importantíssimo do Marketing, digital ou não, e muito ignorado por empresas.

Mesmo que o número medido seja 0, é um número, e não pode ser ignorado. Só se ignora 0 à esquerda antes da vírgula e à direita depois da vírgula.

By | 2020-07-22T21:54:49-03:00 julho 22nd, 2020|

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