Como conseguimos maior crescimento de visibilidade do blog do que os concorrentes

/, De Bem Comunicação, marketing digital/Como conseguimos maior crescimento de visibilidade do blog do que os concorrentes

Nosso blog é recente. Do lançamento até a publicação deste post, se passaram apenas 3 meses. É muita coisa perto de quem está surgindo agora, ou ainda nem surgiu, mas muito pouco perto dos concorrentes que já tem um há 7 anos.

Mesmo assim, na segunda quinzena de maio, conseguimos um crescimento na visibilidade do nosso blog maior do que todos os outros concorrentes.

Maior crescimento de visibilidade do blog do que concorrentes

Veja que não são simples concorrentes. São as maiores empresas de Marketing Digital do país.

E como conseguimos isso?

Vários são os fatores para que um blog tenha um crescimento de visibilidade maior do que dos concorrentes.

E, como de costume, vamos dar as dicas para um procedimento gratuito, sem precisar gastar nada com isso.

Local

Local para o blog

Sem colocar em uma ordem rígida de importância, mas primeiro você deve escolher um bom local onde você poderá gerenciar seu blog, um bom CMS, (do inglês Sistema de Gestão de Conteúdo).

Os maiores, melhores, e gratuitos, são: WordPress, Blogger ou Wix.

O local onde você fará seu, gratuito, terá o nome dele vinculado no endereço (URL). Ex.: suaempresa.wordpress.com ou suaempresa.blogspot.com.

O Wix é que deixa o nome um pouco mais diferente: nome-do-usuario.wixsite.com/nome-do-site.

Quanto mais simples, melhor.

Por favor, não mude o endereço do seu blog a não ser que seja parte de uma estratégia. Você perde muitos pontos no ranqueamento do Google com alterações. É como se você começasse do zero pro Google.

Nome do blog

Batizado do nome do blog

O nome não precisa ser o mesmo do endereço. O endereço pode ser suaempresa.wordpress.com e o nome do blog ser Cantinho da Sua Empresa.

Escolha um nome também simples, que faça o leitor entender de primeira que é um blog e do que se trata. “Blog da Sua Empresa“, ou “Blog do Seu Nicho” são excelentes ideias.

Layout

Layout

Existem milhares de layouts diferentes prontos para serem usados. Tente escolher algum que não desvirtue a atenção da pessoa que estará visitando seu blog.

A intensão pode ser ótima, a pessoa poderá adorar as figurinhas, não ler nada e sair sem ler nenhum conteúdo seu. De nada adiantou escrever.

Não esqueça, também, que o mundo está cada vez mais usando celulares. Seu blog deve estar adaptado para os celulares.

Essa dica já é quase tão antiga, que o conselho deveria ser: Não esqueça que as pessoas também usam computadores.

Escreva regularmente

Regularmente

Imagina você entrando em um blog que tenha 1 texto escrito em 2009, outro em 2015, outro em janeiro de 2020. Dá impressão de desleixo.

Escreva regularmente para mostrar para seu público que você é atuante, e que você tem muito conteúdo para oferecer.

Divulgação

Divulgação do blog

Este talvez seja o ponto principal para um maior crescimento de visibilidade do nosso blog naquele período.

Você pensou em um local, com endereço legal, um layout perfeito, nome bacana, escreveu toda semana, e ainda não teve nenhum acesso.

Por mais que eventualmente as pessoas encontrem seu blog no Google, você precisa dar uma forcinha divulgando para seus contatos.

Publique posts nas redes sociais. Mande e-mails. Compartilhe no WhatsApp. Divulgue. Só assim as pessoas saberão que seu blog existe.

Analise os números

Análise de dados

A mensuração dos dados é parte importantíssima do processo de Marketing Digital. É uma das principais vantagens comparado com o Marketing tradicional. Você pode mensurar dados de um dia para o outro, de uma hora para outra, e mudar sua estratégia, se necessário, em poucos instantes.

Analise as métricas do seu blog. Quantidade de acessos, qual post é mais acessado, de onde vieram os acessos (face, google, e-mail), qual é o público que acessa, etc.

Arrume o que estiver ruim, e melhore o que já está bom.

E sabe como descobrimos que tivemos um crescimento de visibilidade do blog maior do que os concorrentes? Foi analisando os números.

 

Quer crescer seu blog também? Fale com a gente.

By | 2020-06-15T22:01:44-03:00 junho 15th, 2020|

Leave A Comment

×