Como vender em tempos de Coronavírus?

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A primeira preocupação do mundo nesse período de quarentena por causa do coronavírus é a saúde.

A segunda preocupação são os negócios.

Homem de máscara

E como manter meu negócio nesse período? Como faturar? Como vender para meus clientes? Como não demitir meus funcionários? Como sobreviver?

A não ser que seu negócio seja essencial, como saúde e alimentação, você deve ser uma das milhares de empresas que estão com essas preocupações.

Não existe receita pronta. Mas aqui vão algumas dicas que servem para empresas de variados ramos e podem te ajudar.

Atenção: Assuntos relacionados à saúde não serão tratados neste post. Para isso, procure orientações da Organização Mundial da Saúde.

Relacionamento

Relacionamento com o cliente

A primeira coisa a se fazer é não falar em vender nesse momento de coronavírus, de pandemia, de quarentena. Pode parecer meio estranho, mas não é momento para isso.

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes, funcionários e fornecedores.

Mande e-mails, WhatsApp, SMS, ligue, faça postagens em blogs, redes sociais, webinars, videoconferências, etc.

Se importe com eles de verdade. As pessoas percebem falsidade.

Mantenha um contato próximo com eles e ajude no que for possível. Se sua marca não for relacionada à saúde, procure evitar falar sobre o corona. Não é a sua especialidade. Se é uma faculdade, forneça cursos gratuitos, por exemplo. Use a criatividade.

Aproveite para fornecer valor para a sua marca.

Humor também é sempre bem-vindo para essa comunicação. Ajuda a distrair.

Cuide da saúde

Mulher com dor de cabeça

Saúde física e saúde mental. Dentro do relacionamento com as pessoas, faça o máximo possível para evitar transtorno para seus clientes. Lembre que o cliente tem sempre razão. Se ele quiser cancelar alguma compra de e-commerce, cancele. Se o cliente não quiser mais o ingresso do show, devolva.

Faça o possível para garantir a venda, mas não force a barra incomodando seu cliente. As pessoas já estão sofrendo bastante com a quarentena. Não as faça sofrer mais. Quando tudo isso passar elas vão lembrar de como foi fácil fazer uma tratativa com você. Mesmo em tempos difíceis.

Reveja os prazos

Relógios

Para quem tem boletos a receber, dê um prazo diferenciado. Reveja os contratos. Garanta que seu devedor poderá lhe pagar mais pra frente. Melhor receber atrasado do que não receber.

Pandemia pode ser aqueles casos de “força maior” citados em alguns contratos. A justiça pode conceder anulamentos de alguns boletos e dívidas em virtude disso.

Para clientes, oferte cupons de desconto com prazo muito grande. Para 2021, por exemplo. Amarre seu cliente com sua marca.

Oferte vale-compras com prazo grande. Dessa forma você gera um caixa. As pessoas podem gostar de aproveitar um descontão, mesmo que só use do produto ou serviço meses depois.

Para empresas de eventos ou shows, adie, deixando o espectador usar o mesmo ingresso. Se seu cliente não quiser, garanta a devolução da melhor forma.

Cuide do seu caixa

Cofre em formato de porquinho

Lembre do seu caixa. Mesmo ofertando descontos, prazos maiores, não esqueça que você precisa do dinheiro para ter caixa e não quebrar a empresa.

É possível trabalhar no limite, reduzindo a margem de lucro. Todo mundo está com problemas financeiros durante a quarentena e estarão por algum tempo quando ela acabar.

Melhor receber pouco do que não receber.

Continuo com as campanhas?

E-commerce

Depende do seu mercado. Se for um delivery, por que não?

Lembre que tudo pode ser oportunidade. Mas avalie com carinho. Seu produto ou serviço é essencial para as pessoas? Será que é um bom momento ofertar um perfume para as pessoas, por exemplo?

Talvez você possa dar um tempo nas campanhas de venda e dar atenção em uma campanha de branding, para reforçar o posicionamento da sua marca. Gerar valor.

(Re)Planeje

Planejamento

Aproveite esse tempo para refazer seu planejamento de 2020. Junte sua equipe de marketing e reveja seus objetivos, suas metas. É um novo ano que começa e bem diferente de qualquer outro ano que você já tenha vivido. Que o mundo já tenha vivido.

De novo, não existe receita pronta. Use as dicas e molde de acordo com o seu negócio.

Por fim, tenha calma. Tudo isso vai passar.

#FiqueEmCasa.

 

E se precisar de ajuda para continuar vendendo em tempos de coronavirus, fale com a gente.

By | 2020-06-15T21:43:46-03:00 março 26th, 2020|

One Comment

  1. Marcelo Lubi 19 de abril de 2020 at 21:32 - Reply

    Boa noite amigo. Sim, é importante neste período de pandemia do COVID 19, trabalhar o Marketing de Relacionamento. Algumas empresas estão fazendo isso utilizando o capital intelectual dos seus colaboradores. Acreditem, a falta de feedback hoje das empresas, vai colocar em risco sua marca no futuro!

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