Entre em contato! (48) 999-690-311|arturdbem@gmail.com

Facebook – Entre e cadastre sua empresa

/, plataformas/Facebook – Entre e cadastre sua empresa

O Facebook é a maior rede social do mundo, se desconsiderarmos o YouTube.

Uma pesquisa da Hootsuite de janeiro de 2019 considerou o YouTube e mostrou que o Facebook é a segunda maior rede social do mundo. Em terceiro está o Instagram, também do Facebook.

Mesmo com um crescimento muito baixo nos últimos anos aqui no Brasil, e a baixa procura, e em declínio, do termo “Facebook” no Google, o Facebook ainda é a maior rede social. Dado que não deve ser desconsiderado.

É lá onde estão as pessoas e, parodiando Milton Nascimento, sua marca deve ir aonde o povo está. Caso você seja de Marte e ainda não tenha, você precisa entrar no Facebook. Sua marca precisa entrar no Facebook.

Página é diferente de perfil

Página de Facebook é diferente de perfil

Perfil são para pessoas. Páginas são para marcas, com ou sem CNPJ. Um agrupamento musical, um político, um artista, não necessariamente possuem CNPJ, mas tem (ou deveriam ter) páginas.

É até uma exigência do Facebook que marcas possuam página. São business. Está lá naqueles Termos de Uso, que pouca gente lê. Uma empresa com perfil pessoal pode ser bloqueada pelo Facebook a qualquer momento.

Facebook bloqueando sua página

As funcionalidades mudam um pouco. Existem prós e contras. Mais prós, na nossa visão.

Utilidades e vantagens de uma página do Facebook para sua empresa

Vamos tentar listar as principais, mais úteis, mais usadas, as que conseguirmos.

Sua empresa faz o certo

Likes do Facebook

Ter uma página de Facebook para sua empresa mostra que você está de acordo com as regras do Facebook. Ganha pontos com o cliente.

Credibilidade

Sua marca ter uma página no Facebook, em vez de perfil, já passa uma credibilidade maior. Dá uma visão de algo mais sério.

Dados da empresa

Dados da empresa no Facebook

Em um perfil pessoal você preenche dados como: Onde nasceu, Onde mora, Onde estudou, Seus parentes. Uma empresa não tem esses dados.

Em uma página você preenche dados como: Data de fundação da empresa, site, endereço, horário de funcionamento, faixa de preço, entrou outras, dependendo da categoria da página (Loja física, Prestadora de serviço, etc.). Veremos isso logo mais.

Informações dos seguidores

Público seguidores do Facebook

Aqui começamos a separar os meninos dos homens.

Você pode saber se os seus seguidores são em sua maioria homens ou mulheres, faixa de idade, cidade, etc. A partir destes dados você consegue traçar melhores estratégias de comunicação. Você já sabe com quem está falando.

Você também pode descobrir quais dias e horários seus seguidores estão mais ativos. Use isso para fazer bombar aquela postagem mais bacana.

Messenger

Messenger Facebook

O Facebook permite automatizar algumas mensagens para facilitar a comunicação com seu cliente.

Mensagem de boas vindas, mensagem de horário de funcionamento, respostas automáticas.

Se a página da sua empresa possui colaboradores como administradores, é possível definir um deles para cada cliente que entra em contato com a página. Seu cliente vai continuar se relacionando com a marca, mas internamente é possível saber quais dos colaboradores estão interagindo.

Existem plataformas terceiras que também conseguem criar mensagens automáticas completas, desde o primeiro “oi” até o fechamento de venda de algum produto ou serviço, sem intervenção humana.

Programar postagens

Programar postagens no Facebook

Dentro do próprio Facebook é possível programar postagens para serem publicadas automaticamente em determinado dia e hora.

Super fãs

Super fã do Facebook

Outra utilidade bem bacana criada recentemente pelo Facebook são os Super fãs.

Quando um super fã faz algum comentário na postagem, o administrador da página vê, ao lado do nome da pessoa, os dizeres “Super fã” com um diamante.

Super fã são as pessoas que mais interagem com a página. É excelente pra uma ação de marketing com esse público.

Produtos

Produtos para adicionar na loja virtual do Facebook

Configure uma loja virtual dos seus produtos e fazer vendas pelo Facebook. Com isso, é possível marcar estes produtos nas postagens.

Dependendo do tipo de negócio e da categoria da página, é possível cadastrar também um cardápio.

Avaliações e recomendações

Avaliações e recomendações pelo Facebook

Peça para seus clientes e seguidores darem notas para você. Ofereça algo em troca. Que seja um brinde.

As pessoas gostam de fechar negócios com empresas bem conceituadas no mercado.

Atualizações

Atualizações do Facebook

O Facebook, assim como todas as plataformas e empresas, precisam se atualizar constantemente para não perder espaço para outras ferramentas e plataformas que surgem.

Por isso, recentemente, em maio de 2020, o Facebook lançou uma nova opção de contato com os seguidores: envio de e-mail através da plataforma.

Essa atualização ainda não está disponível para todas as contas. Mas se aparece para você, use. O Facebook não investiu tempo para criar algo novo e não ser usado. Ele dará preferência para contas que usam dos novos serviços.

Como criar uma página do Facebook para sua marca

 

Criando página do Facebook

Já está convencido de fazer a página para sua marca?

São 8 passos simples:

  1. Faça o login com a sua conta pessoal, que será a administradora da página nova;
  2. Entre no link facebook.com/pages/create;
  3. Informe o nome da página que está criando;
  4. Escolha a categoria da página (Blogueiro(a), Empreender(a), Loja de roupas, Loja de presentes). Comece a digitar, que o próprio Facebook vai mostrando as opções;
  5. Dê uma descrição da sua marca para a página. Perceba que, ao preencher os campos, a página começa a tomar forma automaticamente no modelo ao lado;
  6. Clique em Continuar;
  7. A seguir você insere a foto de capa e a foto de perfil. Veremos os tamanhos das imagens mais pra frente;
  8. Clique em Salvar;

Pronto. Sua página está criada.

Agora você pode definir várias configurações. Recomendamos que você olhe todos os campos. Algum deles pode ser interessante para sua marca e te dar bons insights.

Tamanho das imagens de capa e perfil

 

Tamanho das imagens de capa e perfil da página do Facebook

Capa do Facebook

820 X 312 px

Foto do Perfil

180 X 180 px

Só lembre-se que o espaço para a foto de perfil que o Facebook disponibiliza é redondo. Se a sua logo ocupar as extremidades do espaço quadrado 180 x 180, procure reduzir um pouco a logo para o centro da imagem, para que toda sua logo esteja visível dentro do espaço que o Facebook reserva para a foto de perfil.

Como manter uma boa página do Facebook

Com planejamento. Com uma equipe especializada. Com boas imagens. Com bons textos. Com bons links. Com respostas rápidas do messenger. Com interação em todos os comentários dos seus posts.

Como transformar um perfil em página

 

Migrar de perfil para pagina no Facebook

“Lendo tudo isso, percebi que criei um perfil pessoal pra minha empresa. Tem como transformar ela em página?”

Tem.

Mas antes, é importante alguns lembretes:

  • Você terá um Perfil E uma Página após a conversão. Se for o caso, após a mudança apague o perfil, mas antes faça um backup;
  • O Facebook irá transferir a foto do perfil e a foto da capa para a Página. O nome no perfil se tornará o nome da Página;
  • Se você estiver convertendo um perfil verificado, seu selo de autenticidade será removido do perfil. A nova Página deverá ser enviada para verificação;
  • É possível ver uma prévia de todas as alterações antes de publicar sua nova Página;
  • Quando você concluir a configuração da nova Página, o Facebook pedirá que verifique as configurações de privacidade no perfil para garantir que está compartilhando somente o conteúdo que deseja compartilhar.

Agora o procedimento:

  1. Entre no link Crie uma Página do Facebook baseada no seu perfil;
  2. Clique no botão “Começar”;
  3. Preencha a categoria da página;
  4. Escolha os amigos que passarão a ser curtidores da página automaticamente;
  5. Escolha as fotos e vídeos já publicados para serem migrados também. As curtidas e comentários não serão migrados, apenas a foto;
  6. Confirme as informações e clique em “Criar página”;
  7. Aguarde alguns minutos, dependendo da quantidade de informações que será migrada;
  8. Atualize a página e clique em “Publicar”, que deve estar bem exposto na parte superior.

 

Gostou das informações? Precisa de ajuda para organizar sua página do Facebook? Fale com a gente. Estamos a disposição para te ajudar.

By | 2020-06-15T22:01:52-03:00 junho 2nd, 2020|

2 Comments

  1. Marcelo 3 de junho de 2020 at 11:00 - Reply

    Bom dia! Ótima leitura. Já utilizo o página do Jornal Metropolitano no Facebok. Meus feedbacks são diários. Me auxiliam nos indicadores de planejamento. Recomendo!
    Parabéns pelo conteúdo, á equipe De Bem Comunicação!

    • arturdebem 5 de junho de 2020 at 14:00 - Reply

      Muito obrigado pelo comentário, Marcelo. Vida longa ao Jornal Metropolitano!

Leave A Comment

×