Como fazer Planejamento de Marketing Digital – Guia com passo a passo

//Como fazer Planejamento de Marketing Digital – Guia com passo a passo

De uma empresa multinacional ao prestador de serviço que só tem seu nome próprio. Todas as marcas (seu nome é a sua marca) precisam de um Planejamento de Marketing. E um Planejamento de Marketing Digital é o documento onde estão registradas as ações de comunicação e Marketing da marca no âmbito digital.

Segundo o Sebrae, a falta de um Planejamento é um dos erros que as empresas mais cometem, e que podem ser o motivo do fechamento delas.

Não existe receita de bolo para a criação de um Planejamento de Marketing Digital pronto. Mas você verá neste post diversos itens que podem te dar insights para o seu Plano.

Vamos tentar colocar um passo a passo em uma ordem cronológica.

Valores da marca

Valores de certo e errado

Os valores da marca devem já estar definidos. São eles que vão nortear a empresa de uma forma geral, incluindo a forma de comunicação da empresa com os clientes, funcionários e fornecedores.

Objetivos, metas e prazos

Objetivos, prazos e metas

A marca deve ter os objetivos que se quer alcançar e estabelecer um prazo para realização.

As metas são algo tangíveis. Números.

É importante definir metas ousadas, mas atingíveis. Faturar R$ 1.000.000,00 em 1 mês é uma meta ousada. Mas faturar R$ 1.000.000,00 em 1 mês, para uma empresa cujo ticket médio é de R$ 100 pode ser algo inalcançável. E a frustração de nunca alcançar as metas pode ser muito grande para a equipe a ponto de você perdê-la.

Pesquisa

Pesquisa no Planejamento de Marketing Digital

O próximo passo pode ser uma pesquisa. Pesquisa de mercado, de concorrentes, de público alvo, de clientes.

Mercado

A pesquisa de mercado vai trazer informações sobre preço dos produtos, se é um mercado em expansão digital, se há uma sazonalidade muito grande, como o mercado atua no meio digital no sentido de ações mais agressivas ou mais suaves, etc.

Concorrentes

Mantenha os amigos próximos e os inimigos mais próximos ainda.

Não precisa tratar os concorrentes como inimigos exatamente. É saudável ter concorrentes. Pesquisá-los e tratá-los com respeito é mais saudável ainda.

A pesquisa tem que trazer respostas como:

  • Onde eles estão?
    • Sites, blogs, redes sociais
  • O que eles estão fazendo?
    • Quais respostas eles estão dando e quais eles estão deixando pra trás

A Matriz FOFA é importante ser usada aqui também, além das reuniões para criar o Plano de Negócio da sua empresa. Dá pra tirar bastante informação bacana de uma Matriz FOFA aplicada ao Plano de Marketing Digital.

Público-alvo

É prescindível saber o sexo, idade, região geográfica (mesmo que seja para internet, onde pessoas do Japão podem ter acesso), interesses, religião, enfim. Você define quais itens do público-alvo você deseja ter informações.

Definido o público-alvo, você consegue descobrir:

  • Texto e vocabulário a ser sado
  • Se as imagens serão com fotos ou desenhos
  • Como serão os vídeos e como eles serão
  • Que tipo de conteúdo será aplicado aos áudios

Clientes

Cliente é diferente de público-alvo.

O público-alvo é quem você deseja atingir e os clientes são as pessoas que efetivamente compram de você.

Lembre-se que seu público interno (seus funcionários e fornecedores) também são seus clientes e devem ser tratados com igual respeito.

Se sua empresa já possui um certo tempo de atuação, é possível descobrir qual é a jornada de compra do cliente. De onde ele veio e por quais caminhos ele passou até fazer uma compra com você.

E a jornada se fere desde o caminho que ele fez desde o Google até comprar no seu e-commerce, até a primeira vez que ele viu sua marca e entrou em contato. Você deve saber todos os passos que o cliente fez para chegar em diferentes degraus do funil de vendas.

Também deve constar no seu Planejamento de Marketing Digital as ações de pós-venda. Como fazer e como trabalhar o pós-venda. Lembre-se que vender para alguém que já é cliente é bem mais barato do que buscar um cliente novo.

Plano de Gerenciamento de Crise

Gerenciamento de crise

Se o cliente reclamar no Reclame Aqui, em um comentário público no Face ou Google, como agir?

Ninguém gosta de pensar no pior, mas no Planejamento de Marketing Digital deve ser pensado.

Meios digitais

Essas alturas você já deve estar munido de informações o suficientes para saber quais espaços digitais a sua marca vai estar:

  • Redes sociais

É uma casa alugada, mas é uma casa. A definição de casa alugada é pelo fato de ser em plataformas de terceiros. Se você só tiver uma página do Face e uma conta do Insta o Mark Zuckerberg resolver fechar o Facebook (e por consequência o Instagram) sua empresa fecha. Portanto deve ser usada com sabedoria. Não se pode depender somente dela.

Mas pode ser bem bacana, pra não dizer necessário, usar. E quantas postagens serão feitas por semana? Quem vai alimentar? Quem vai fazer o relacionamento com os clientes por lá? Gerenciar os comentários? De que forma atuar nas redes sociais? De maneira engraçada? De maneira mais séria? Lembre dos valores da marca.

  • Site

Aqui é a sua casa própria. Mesmo que o Google ou o Facebook saiam do ar, sua empresa ainda terá o seu .com.br lá.

E você deve ter uma casa bem arrumada para recepcionar seus clientes. Defina o endereço, o servidor, as cores, as fontes, a abordagem, a quantidade de imagens, pop-ups, etc.

  • Blog
  • Canal no YouTube
  • WhatsApp

Você terá um WhatsApp Business para o seu negócio? Veja os prós e contras.

  • E-marketing

Quantos e-mails semanais serão disparados? Seu público abre e-mails diariamente?

  • Leads

Sua marca não pode depender só dos contatos que ela tem hoje. Essa lista de clientes precisa ser atualizada constantemente. Como serão conquistados esses novos contatos?

Monitoramento

Monitoramento

É preciso monitorar e metrificar as ações o tempo todo para saber onde estão os acertos e onde estão os erros.

A vantagem do online em relação ao offline é que esse monitoramento é feito instantaneamente, e as correções podem ser feitas instantaneamente também.

Identidade visual da marca

A logo da sua marca pode dizer muito. E não precisa ter relação com o produto.

Qual é a relação de uma águia com samba, por exemplo?

Mas quando se vê uma águia azul e branco como essa da imagem, para quem gosta de carnaval, logo associa à escola de samba Portela.

A identidade visual da sua marca é um item muito importante. Defina se vai ser usado um desenho, uma foto, se vai ter pessoa na logo, quais cores, qual tipo de fonte na letra, se vai ter letra, etc.

Existem profissionais especializados na criação de logo. Considere contratar um.

Equipe

Fechando negócio com a De Bem Comunicação

O que nos leva a este tópico.

Considere precisar contratar alguém. Que seja um freelancer. Determine por quanto tempo você precisará desta pessoa.

Orçamento

Orçamento no Planejamento de Marketing Digital

O que nos leva a este próximo tópico.

Para considerar contratar alguém, você precisa saber qual o orçamento que você possui.

Isso vai nortear também as ações de anúncios pagos no Linkedin, Gooogle, Facebook, Instagram, YouTube, etc.

Defina quanto pode ser investido por semana, ou por mês, ou por ano.

Inclua também uma possível compra de banco de imagens e vídeos para suas campanhas.

O que nos leva ao item seguinte.

Fotos

Defina que fotos vão ser usadas, se de um banco de imagens, ou fará fotos próprias? Quem fará o tratamento das imagens e como elas serão dispostas: mais escuras, mais claras, sempre com tons pastéis?

Palavras-chave

É importante usar as palavas-chave certas em toda a comunicação da sua empresa.

É bem fácil entender quando falamos de SEO. Mas também se aplica às campanhas pagas, e ao que será dito para as pessoas.

Palavras-chave negativas também devem ser incluídas. O que não se usar na comunicação da empresa.

Tempo

Tempo

Por quanto tempo um produto estará disponível?

A cada ano eu vou lançar um produto novo e tirar do mercado o produto velho?

Pode ser um Planejamento de Marketing Digital para uma campanha política, que dura 3, 4 meses.

Lembre-se das datas sazonais (Férias de meio do ano, Outubro Rosa) e como elas podem afetar o Marketing da sua empresa.

Se estamos em época de Copa do Mundo, é interessante usar cores verde e amarela junto às suas campanhas e logo. Mas lembre de trocar sempre que algo temporário acabar.

Estoque

Ter o gerenciamento do estoque é fundamental para suas campanhas de e-commerce, por exemplo.

Inclua no Planejamento buscar plataformas que façam essa integração e automação de preço. Estoque baixo ativa o gatilho mental da escassez, e o produto pode sofrer um ligeiro aumento de preço.

Branding

Nem todas as ações são de venda.

É preciso lembrar de fornecer valor acima de tudo.

Criar imagem da marca é difícil. Manter essa imagem é ainda mais difícil.

Mas refazer uma imagem ruim da marca é muito difícil. As vezes é mais válido criar outra marca.

Colocando o Planejamento em prática

Kanban – Gerenciamento de tarefas

Quando for a hora de colocar o Plano em prática, tenha um gerenciamento de tarefas. Mesmo que seja só você que vá executar todas as tarefas. Ajuda, e muito.

Existem plataformas bem bacanas, e gratuitas, que ajudam nesse gerenciamento, como o Trello e o KanbanFlow.

Todas as tarefas e ações precisam de responsável e prazo, no mínimo. Defina e registre tudo isso.

Resolver a dor do cliente

Acima de tudo, pense: “Como eu vou resolver a dor do cliente?”.

E isso se aplica muito à produção de conteúdo. Antes de oferecer um produto, ofereça a resposta da sua dor, da sua necessidade.

Henry Ford explica bem isso. “Se tivesse feito o que meus clientes pediam, teria construído uma carruagem com mais cavalos ao invés do modelo T.”

As pessoas não compram o que você vende, elas compram o porque você vende.

Atualização do Plano

Atualização do Planejamento de Marketing Digital

O Plano de Marketing Digital se torna obsoleto no mesmo momento em que ele é finalizado. Portanto, é preciso revisar e atualizar o plano constantemente.

 

Precisa de ajuda para montar o seu Planejamento de Marketing Digital? Fale com a gente!

By | 2020-06-15T22:01:50-03:00 maio 27th, 2020|

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