Storytelling – O que é e como usar essa técnica

/, marketing, marketing digital/Storytelling – O que é e como usar essa técnica

Esse nome bonito, storytelling, é uma técnica de contar histórias. É um termo em inglês unindo 2 palavras: “story”, que significa “história” e “telling”, “contar”.

A técnica é utilizada por grandes contadores de história, como Hollywood e Pixar (que fizeram Toy Story e Procurando Nemo).

Joseph Campbell escreveu o livro “O Herói de Mil Faces”, onde ele identifica padrões em grandes histórias.

Livro de Joseph Campbell - O herói de mil faces

Antes de falar dos padrões, antes de criar a história, é preciso entender:

  • Para qual público você está falando?
  • Qual o objetivo da sua história?
  • Qual a mensagem que você quer passar?

A história tem que chamar atenção do leitor ou espectador. Prender essa atenção. Causar impacto.

Tendo isso em mente e bem clado, você pode começar a aplicar a técnica do storytelling no seu roteiro.

Não é uma receita de bolo, mas os padrões encontrados por Joseph Campbell são basicamente esses:

1 – O mundo comum

Mundo comum no storytelling

O personagem se encontra em um ambiente normal, com pássaros cantando, em uma rotina natural de sua vida.

2 – O chamado da aventura

O chamado para aventura no storytelling

Eis que algo acontece e o personagem tem que resolver um grande problema, que pode destruir o mundo.

3 – A recusa do chamado

Recusa no storytelling

Mas ele reluta. Tem medo. Acha que não é capaz. Enfim. Algum motivo o faz recusar o chamado.

4 – O auxílio sobrenatural

O mago no storytelling

Então ele encontra um mago, ou um sábio ancião, ou algum auxílio sobrenatural que o fará mudar de ideia, mostrando que somente ele poderá resolver este problema.

5 – A passagem pelo primeiro limiar

Passagem pro novo mundo no storytelling

Então o personagem vai para a aventura e adentra um novo mundo desconhecido.

6 – Provas, aliados e inimigos

Provas aliados e inimigos no storytelling

Neste novo mundo o personagem encontra um flerte (nas histórias conservadoras, o homem encontra uma mulher), um amigo leal, e identificará seus inimigos.

7 – Apoteose

Apoteose no storytelling

O personagem vence o primeiro desafio, e se aproxima do maior conflito, onde ele corre sério risco de morrer.

Vence.

Encontra o objetivo que estava buscando para retornar ao seu mundo. Uma princesa, um tesouro, enfim. Geralmente a maior recompensa é um aprendizado. Mas ele só vai perceber isso mais pra frente.

8 – A volta

A volta no storytelling

Da mesma forma que o personagem não quis ir, ele não quer voltar. Então há uma recusa da volta, como no item 3, mas acaba retornando, levando consigo a recompensa.

9 – Novo normal

Novo normal mestre do storytelling

O personagem retorna ao seu mundo, um pouco mais modificado, trazendo a recompensa, o aprendizado (do item 7) e se tornando o Senhor dos dois mundos.

Receita de bolo

Recapitulando, não é uma receita de bolo. Se o fosse, seria fácil de mais.

O livro “O Herói de Mil Faces” conta com muito mais itens do que os listados acima, divididos em 2 partes de vários capítulos. Vale a pena a leitura.

Storytelling em texto ou vídeo

Formas de usar storytelling

Ou áudio. Fotos. Contada ao vivo.

A técnica do storytelling se aplica a basicamente todos os meios de comunicação.

Conclusão

O próximo passo é criar. Depois, criar de novo. Criar mais uma. Experimentar. Alterar. Criar outra história. A prática leva à perfeição.

Que história você quer contar?

By | 2020-08-06T19:07:48-03:00 julho 28th, 2020|

Leave A Comment

×